bg_image
Valores

Expectativas e estratégias

A expectativa de valor de muitos empresários, em função dos laços de apego muito fortes, relação familiar com os negócios, vínculo de uma vida inteira com o dia a dia da empresa, costumam ser irrealistas, normalmente maiores do que sua empresa efetivamente vale. Daí a importância de uma avaliação técnica independente, buscando um “valor justo” da empresa.

E para sustentar a melhor decisão dos nossos clientes, seja do lado comprador, seja do lado vendedor, trabalhamos em análises financeiras e estratégicas consistentes. Temos uma base técnica para pensar em alternativas que viabilizem os projetos.

Principais razões para a Avaliação:

  • Compra e Venda de empresas
  • Aumento de Capital
  • Fusão e Cisão
  • Fundos de Risco: Private Equity e Venture Capital
  • Sucessão Familiar
  • Análise de Viabilidade Econômica
img
img
Gestão Baseada em Valor

Saiba Mais

Pode-se definir o valor de uma empresa por diversas técnicas. Dentre elas, as mais usuais são o Valor Contábil, a Avaliação Relativa (seja por múltiplos de mercado ou por múltiplos de transações) e a Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado. Através da combinação e relativização de diversas técnicas, a Balance estima quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo.

O projeto de valoração pode ser divido em quatro etapas fundamentais. Primeiramente, entende-se o ambiente interno do negócio, seus aspectos gerais, estrutura de capital e seus demonstrativos financeiros. Em seguida, faz-se uma análise do ambiente externo, tais como, concorrência, mercado, aspectos regulatórios, risco país, inflação, taxa de juros básica entre outros.

Posteriormente, as análises ambientais, internas e externas permitem a criação de premissas que sustentam um modelo de projeção de resultados econômico-financeiros. O fluxo de caixa projetado é, então, descontado a valor presente de acordo com o risco do negócio. Por fim, os métodos de avaliação por múltiplos são utilizados em conjunto com as modelagens financeiras de fluxo de caixa descontado. Assim, é possível confrontar o valor obtido por uma técnica com o valor obtido pela outra, sendo uma forma de checar a razoabilidade dos valores encontrados.

Além de valorar o negócio, nossos consultores empregam nos seus projetos os princípios da gestão baseada em valor. A gestão baseada em valor é uma metodologia onde a empresa toma suas decisões com o objetivo de gerar valor para o negócio. Ou seja, a empresa busca aumentar o seu valor obtido em um valuation.

A gestão baseada em valor busca estruturar o negócio para que ele remunere os acionistas acima dos custos implícitos de oportunidade de capital investido. Esse modelo de gestão visa o longo prazo, a perpetuidade, a vantagem competitiva e, principalmente, o aumento da riqueza, o que depende, essencialmente, da qualidade das decisões tomadas. Dentro desse modelo de gestão, toda a estrutura administrativa deve ter lastro em indicadores que melhoram o valuation do negócio. Por exemplo, a participação de capital de terceiros e de acionistas e o retorno dos novos investimentos. Nesse contexto, o modelo de valuation deve ser um relatório utilizado cotidianamente pelos gestores.

Informações para contato

Fale conosco

Envie uma mensagem através do formulário ou use outros meios de contato.

Endereço

Rua 14, Sl. 1212, Ed. Flamboyant Park Business - Jardim Goiás. Goiânia. Goiás CEP: 74.810-907

Atendimento

Telefone: (62) 2020-2472

Email: contato@balanceconsultoria.com.br